quinta-feira, 27 de março de 2008

Estórias #01: A Day in Life

Banda Sonora sugerida: A Day in Life (The Beatles)

Andas naquela tendencia para a recessao, para o crescimento abaixo do ponto percentual, para as maos nos bolsos no corpo encolhido, olhas mais para os pés no chao, raramente para o céu ou horizonte, que crês nunca estar azul.
 
De manha, enquanto penteias o que te vai restando de cabelo, lavas os dentes que ainda se sustentam nas gengivas tens sonhado acordado nos ultimos tempos com que estivesse ali ao teu lado aquela musa que costumas ver a apresentar aquele programa de televisao onde gente 'normal', quotidiana, corrente, do campo, da vila, da cidade, do bairro, da rua se presenta a demonstrar que tem talento, e onde um juri de 'entendidos na matéria' dá o seu veredicto em funçao do maior ou menor jubilo da populaça que assiste in loco ao espectaculo. Tal qual nos tempos dos cesar augustus com o polegar para cima ou para baixo.
 
Sonhas que ela chegue e te abrace com um sorriso e te diga 'que bom é acordar ao teu lado e partilhar a minha vida com uma pessoa tao interessante como tu'.
 
Ensaias essa cena todas as manhas enquanto fazes a barba e rematas as patilhas na esperança que a espuma de mude a face e que ao ires passando com a gillette mach3 turbo que te fascinou como passava pela cara daqueles seres perfeitos dos anuncios.
 
Há dias que simplesmente te alimentas da energia visual emitida pela televisao.
No sofa moldado pelas horas que o teu corpo ali está, os olhos esbugalhados em parcimónia para o que vier passas ali a tua vida.
Sim que importa o que escolhes para ver, és diplomado no zapping e já sabes de cor todos os anuncios publicitários. Ainda te divertes quando vem um anuncio novo e competes contigo mesmo para ver quantas vezes precisas de ver para decorar o dialogo ou reviver na tua mente toda cena visual desse anuncio.
 
Na rua gostas de ir até ao café, chutar qualquer objecto inutilizado e solto que esteja no chao e observar aquela gente que se mexe com vida própria. Confessas que também te alimentas dessa energia visual, tal como a da televisao.
 
No trabalho, bom ainda nao sabes bem definir o que isso é. Dizes que nao te sabes relacionar com a gente estranha que tens sempre o azar de encontrar como colegas. Estás ali pelo dinheiro, e muitas vezes ris-te sozinho quando pensas em fazer ali um filme à americana de chegar um dia com uma caçadeira e um a um lhes dispararas sem piedade ao som de heavy metal. É claro que serias incapaz de o fazer, mas precisas de imaginar para teres pelo menos alguma motivaçao para lá ir.
 
No fim do dia voltas para o 'lar doce lar'. Comes algo (o que houver no frigorifico, nas latas, nas sobras), olhas para o telefone, esperas que toque. Tomas posse do sofa ligas a televisao e tomas a tua refeiçao visual quente.
 
Nao, tu nao mudas o cenário, dizes que te custa muito e que pelo menos assim sobrevives. Oxalá.
Esperas ardentemente que se mude e se mudem por ti.


How well do you know your celebrity gossip? Talk celebrity smackdowns here.

2 comentários:

Anônimo disse...

acordar.
e de repente a ovelha trespassou a barreira invisivel e ....

Anônimo disse...

Mééééééé......................................................................................................................................................................